As Letras do Amor

Título: As Letras do Amor
Autor: Paula Ottoni
Editora: Noco Conceito
Número de Páginas: 224
Avaliação: 3/0


As letras do Amor era definitivamente o tipo de leitura que eu precisava no momento; um livro com escrita leve e ao mesmo tempo profunda. Antes de começar a leitura, tinha uma visão completamente contrária a que possuo agora, ao finaliza-la. Chega a ser irônico, perceber o quanto podemos errar ao denominar algo ou as pessoas à nossa volta apenas ao ver o seu exterior, não é mesmo? Caso não tenha entendido, acredito que meu ponto de vista pode se tornar mais claro nas próximas linhas.

- Acho que tudo depende da sorte de encontrar alguém que combina com você. Há bilhões de pessoas no mundo, mas parece que podemos nos dar bem com apenas algumas poucas, e elas nem sempre cruzam o nosso caminho. - Ele me olha de relance, então continua encarando a rua. - E às vezes, quando achamos essas pessoas, elas não estão disponíveis para nós. Página: 89.

Bianca é uma jovem que acaba de trancar a faculdade, afinal, chegou a conclusão que o curso que fazia não tinha nada a ver com ela. Como complemento tem que lidar com as discussões dos seus pais, que certamente irão se divorciar. Além de lidar com Miguel, que gosta, mas não tem certeza se o ama. Motivada a buscar respostas, a garota decide viajar junto com o namorado para Roma, a ideia é tirar um tempo para si mesma e encontrar respostas sobre o que de fato quer sobre seu futuro, seja em relação ao seu namoro com Miguel, que está indo para Roma gerenciar uma loja para o pai, em relação ao que vai decidir cursar e também em como lidar com os pais separados. 
- Eu sempre ouvi, de todo mundo que temos direito de mudar de ideia e fazer o melhor por nossa felicidade. Ficar com medo de magoar alguém deve contar, mas não deve ser decisivo. Página: 93.
Pois é, a mente de Bianca está sobrecarregada de problemas, e ir para Roma a principio parece-lhe uma bela forma de conhecer novos lugares, pessoas, além da tão almejada paz espiritual. O problema é que as coisas mudam desde o momento que a garota pisa em Roma, principalmente após conhecer Enzo, o melhor amigo do seu namorado. Sim, Bianca rapidamente se sente atraída por Enzo, o que eu achei um pouco esquisito, pois bastou ela bater os olhos nele e pronto... Dai em diante o romance ganha mais um elemento, o triangulo amoroso, pois Miguel está cada vez mais mais ocupado, Bianca cada vez mais indecisa e relação a todos e tudo, e Enzo aos poucos vai demonstrando certo interesse na garota também...
Então é por isso que as pessoas se separam? Mas também não é por isso, por essa sensação de comodidade e amizade, que continuam juntas por toda a vida? Página: 152.
O livro possui sim suas falhas, o que quase me fez classificá-lo com duas estrelas, ao invés de três. Mas ao mesmo tempo eu não posso deixar de comentar que gostei da história. De uma forma sutil, vi crescimento nos personagens e até arrisco dizer que esse era o foco da autora. Por outro lado, não posso deixar de comentar que, o que mais me chamou atenção não foi a história, mas sim a escrita; sinceramente? A autora escreve muito bem, em nenhum momento se perde, entende? 
E talvez essa seja a verdade. Todas as pessoas querem carinho e amor, mas acontece que somente algumas querem encontrar sua  outra metade  para um comprometimento, em uma vida calma de compartilhamento e pequenas emoções diárias. Outra parte da população, em contrapartida, quer apenas viver intensamente o instante, com pessoas diferentes. Página: 213.
Consegui captar a essência do livro, ao menos minha percepção é a seguinte: a autora Paula Ottoni, quis passar através de um romance leve, sem deixar o drama de lado, que às vezes precisamos mudar de ares, ou simplesmente tirar um tempo para nós mesmos para conseguirmos enxergar com clareza ou através de novas experiências quem de fato nós somos. Ou seja, há um foco sutil em relação ao amadurecimento dos personagens, seja com seus erros ou ações. O livro é um romance que possui sim seus momentos clichês, mas o que seria da vida sem os clichês? Tem uma escrita leve e muito bem desenvolvida e deixa o leitor com a ideia fixa de correr atrás dos seus sonhos, mesmo quando não os descobriu ainda. Ao todo, As Letras do Amor é uma leitura muito envolvente, não perde para autoras como Cecelia Ahern, Emilly Giffin, Paula Pimenta, Nicholas Sparks e tantos outros autores excelentes do gênero chick-list/romance e drama no mercado literário.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Oi, Renato!
    Eu tenho receio em ler esse livro. Li resenhas tão negativas que fiquei desestimulado. Mas entendi perfeitamente tuas colocações e confesso que me deixou levemente curioso. Como você sabe, adoro romances.
    Espero poder ler em breve e tirar minhas próprias conclusões. Eu conheço a escrita da Ottoni e gosto.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro!
      Então, eu também tinha receio, mas gostei muito. Sem sombras de dúvidas a escrita da autora apaga os deslizes presentes na história.

      Excluir
  2. Olá, Renato!
    Eu estava com expectativas altíssimas referente a esse livro. Depois de sua resenha, eu percebi que a história é boa,apesar de ter suas falhas.

    Abraço!

    http://pequenasonhadora29.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia! Tudo bem?
      Pois é, o livro é bom, mas possui suas falhas. Eu gostei dele ao todo, afinal, supriu a necessidade que eu estava no momento de me desvincular da minha vida por algumas horas e viver algo mais leve, mesmo sendo real.

      Excluir
  3. Oi Renato!
    O livro parece ser um nacional muito bom, gostei da sinopse e da resenha.
    Um abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme! Tudo bem?

      É um bom livro sim. Se possível leia, acredito que irá gostar.

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha, parece ser o tipo de leitura que me agrada.
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca!
      Também acho que seria uma leitura da qual você iria gostar. Na verdade é um livro mais para entreter, mas mesmo assim eu conseguir encontrar algumas pontos que me fizeram refletir.

      Excluir
  5. Nossa, saudades de vir no seu blog!!
    EU não sou muito de ler, mas quando leio procuro livros assim, com escrita leve e ao mesmo tempo profunda.
    Gostei :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Renato.
    Acho que não leria esse livro. Eu já li um outro livro da autora e ao contrário de você, não gostei muito da escrita dela. E essa história me pareceu mais do mesmo. Odeio esses romances olhou amou e triangulo amoroso então já estou cheia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Renato não conhecia o livro, e nem a autora, realmente um livro é um clichê, mas acredito que nós como leitores Às vezes precisamos de um livro nessa vibe para dar uma acalmada nas coisas, e melhor ainda quando é um clichê bem escrito.
    Acho que o fato da personagem olhar para o amigo e já se apaixonar de cara também iria me incomodar mas enfim...

    Divagando Palavras

    ResponderExcluir
  8. Ei, Renato! Tudo bom?
    Cara eu estou com esse livro aqui para ler desde o mês passado. Fiquei bem interessado quando a NC mandou a opção e não pense duas vezes em solicitar. Que bom que você gostou. Adoro livros com escrita leve e mal vejo a hora de ler.

    PS: Eu TE DAREI O SOL É UM DOS MEUS LIVROS PREDILETOS DA VIDA (em resposta ao seu comentário no V&L).

    Abraço.
    =*
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Renato =)

    Esse livro foi uma das minha leituras mais sofridas desse ano. Infelizmente não consegui gostar de nada =/

    Achei os personagens sem personalidade, a protagonistas me irritou profundamente e a história terrivelmente previsível.

    Mas fico feliz me saber que vocês gostou ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Que bom que você conseguiu captar a mensagem da obra. A gente sempre viaja na moral e no que o autor quis dizer com aquilo né?
    Abraços e bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato!
    Não conhecia a autora ainda, mas que legal que apesar de alguns pontos negativos você gostou da história.
    Realmente o jeito que a autora escreve faz toda a diferença.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. OOOOOOOI RENATO

    eu gosto bastante de livros nessa vibe: que não são enormes e extremamente densos, mas que conseguem deixar alguma coisa pra se pensar no final da leitura.
    Não conheço a autora, mas achei a premissa interessantíssima e vou no skoob tirar print da capa pra pôr na minha wishlist de livros (sim, tenho uma enooooorme HAHAHAH).

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Renato, tudo bom? Eu não conhecia o livro, mas eu adoro livro desse gênero e você ter gostado da leitura me faz querer lê-lo hahha Adorei sua resenha e com certeza vou procurar o livro para ler ^^

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa sobre o livro. Mas muito provavelmente por se passar em Roma. Você disse que a escrita da autora é boa e não se perde, como se trata de um livro de viagem para espairecer ela dá alguma importância a cidade em si? Por exemplo, como Anna e o beijo frances que por tabela acabamos conhecendo pequenos detalhes da cidade e tal...?

    Beijinhos
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderExcluir
  15. Oi, Renato.
    Tinha visto outra resenha desse livro com algumas críticas justamente aos clichês.
    Mas eu tenho a impressão que esse livro é bom, apesar dos clichês, que muitas vezes são necessários.
    E a escrita da autora foi elogiada, além de ser um livro relativamente pequeno, o que me agrada muito.
    Abraço.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro Re, e amei a resenha. Romance e drama, combinação perfeita. Lindo post, amei.
    Abraços e ótima semana.

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+

    ResponderExcluir