Navigation Menu

Gelo Negro, Becca Fitzpatrick

Fonte: Autoria Própria. 

Gelo Negro é um livro escrito por, Becca Fitzpatrick. Foi publicado em 2015 pela editora Intrínseca. Possui 304 páginas. Minha avaliação para ele é: 4,5. 
Ela amava a linguagem, amava cada palavra que havia dentro de si, viva e pulsante, cuidadosamente escolhida, empoderadora; queria sacar essas palavras do bolso agora, mas, quando procurou lá no fundo, encontrou fios soltos, um buraco. As palavras tinham caído de sua cabeça confusa. Página: 11.

Nunca havia sentido curiosidade por Gelo Negro. Afinal, já havia lido o primeiro volume da Saga Hush, Hush escrito pela autora Becca Fitzpatric, e não havia gostado basicamente de nada. Porém, a autora resolveu se aventurar em um novo gênero, o romance policial, e isso me deixou um pouquinho curioso. Mas devo confessar que, o que realmente me levou a dar uma oportunidade a Gelo Negro, foi as inúmeras investidas de uma colega para que eu o lesse. Por fim, eu li e me vi bastante surpreso com essa nova fase da autora.


Pisquei para afastar as lágrimas, fungando e tentando me recompor. Eu precisava ser esperta. Minha melhor ferramenta agora era meu cérebro. Tinha que  aproveitar aquele tempo para avaliar a minha situação. Página: 75.

Com uma escrita breve e em terceira pessoa, a autora nos apresenta ao que parece ser o assassinato de uma garota. As páginas seguintes começam a ser narradas por Britt, e se passam após um ano do acontecimento presente nas primeiras páginas. Britt é uma jovem que vem tentando ocupar a mente, pois há alguns meses teve que lidar com o fim do seu namoro. Visando fazer coisas novas, a garota resolve organizar uma trilha a Cordilheira Teton, ao lado da melhor amiga e irmã do seu ex. Entretanto, algumas horas antes das garotas começarem a aventura, Korbie anuncia que Calvin, seu irmão está de volta à cidade e que elas terão incluí-lo, segundo a ordem dos seus pais. Não pude deixar de pensar, assim como a própria protagonista, que o fim de semana seria regado de tentativas de proximidades, ou talvez certo distanciamento.

Senti, então, como se estivesse  em um sonho. Era como estar de pé no mar, enquanto as ondas iam e viam; aquela estranha sensação de impotência diante de uma força muito mais poderosa. Página: 116.

No meio do percurso ao lugar pretendido, as duas garotas são surpreendidas com uma violenta nevasca e isso acaba com qualquer expectativa que elas podiam ter criado sobre a viagem. Elas então optam por sair do carro e buscarem um abrigo. Até que encontram uma cabana habitada por dois homens, um completo desconhecido e outro não tão desconhecido assim... Pois, Britt o conheceu mais cedo numa loja de conveniência, quando tentava se desvencilhar das investidas do seu ex, que acabara de encontrar. Após a entrada das garotas na cabana, não demora muito para se notar uma tensão na cabana. Britt começa a se questionar, quem são aqueles homens, o que eles fazem ali sozinhos e se de fato são confiáveis.

 Eu o vi encontrar meu rastro e começar a correr em direção a onde eu estava escondida. Eu sabia o que estava por vir, mas conhecer meu destino não diminuía a necessidade intrínseca de sobreviver. Fiquei de pé e corri o máximo que pude. Página: 124. 

Acredito que não devo fornecer mais informações sobre a história presente no livro, mas sim falar sobre minhas impressões sobre ele. Pois, Gelo Negro se trata de um livro rodeado de mistérios e com personagens que nos surpreende com suas ações. Ou seja, não quero de forma alguma trazer algum tipo de SPOLIER para quem ainda não leu o livro, muito pelo contrário, quero que tenha a oportunidade de conhecer a história e quem sabe se surpreender tanto quanto eu.

Eu não podia ter tudo o que queria. Isso fazia parte de crescer e aceitar que o mundo não girava ao meu redor. Página: 221.

Ao todo, Gelo Negro possui seus defeitos e qualidades. Em alguns momentos senti que a autora dava algumas derrapadas ao adicionar elementos facilmente encontrados em romances sobrenaturais; mas não chegava a perdurar por muitos parágrafos, ela rapidamente contornava a situação e voltava a me surpreender com altas doses de mistérios. Por ser seu primeiro contato com o gênero, acredito que a Becca se saiu bem. Claro, há pontos a serem melhorados, mas gostei da forma como ela guia o leitor nessa leitura rodeada de tensão, violência e situações inusitadas. Deixando uma mensagem muito válida ao leitor, mostrando-nos o quanto podemos nos surpreender conosco mesmo, seja de forma positiva ou negativa. Gostei de vivenciar tudo isso junto a Britt, quero dizer seu crescimento ao lidar com tudo o que passou. A forma também como a autora trabalhou os demais elementos que vão surgindo com o passar das páginas, entre eles: romance, dramas pessoais, e outros. Gelo Negro não é o melhor livro de romance policial que li em minha vida, mas para um autor principiante no gênero é algo muito relevante e envolvente. Um livro que me faz ficar muito curioso e ansioso pelo que pode surgir da Becca Fitxpatrick futuramente no mercado. 

31 comentários:

  1. Oi Renato!
    Eu não li a série Hush Hush, na época que ela estava na moda até tive vontade mas depois passou.
    Também não li esse livro, mas gosto bastante de livros policiais, então quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora! Leia mesmo e espero que goste.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Renato, estou de volta! (mais uma vez haha)
    Ainda não li nada da Becca, mas confesso que esse me chamou atenção. Mesmo com alguns deslizes, como você citou, o importante foi a capacidade dela de contornar e entregar uma boa história no final.

    www.estupefaca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Filipe. Que bom saber do seu retorno!
      Eu já havia lido algo da Becca, como mencionei na resenha, mas não havia gostado. Comecei Gelo Negro sem nenhuma expectativas, mas acabei me surpreendendo. Gostei muito da narrativa, do mistérios e demais elementos presentes no decorrer da história.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. oi, oi.

    não curto muito romance policial, mas devo confessar que esse me deixou bem curiosos pra saber mais sobre o desfecho da história. já anotei o nome aqui pra pesquisar mais sobre ele.

    pra te falar a verdade, eu tenho o primeiro livro da saga "hush, hush', mas, sei lá... a capa e a sinopse não me agradam de forma alguma. :(

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriel!
      Como assim um futuro advogado que não curte romance policial? Brincadeiras a parte, espero que opte por essa leitura, acredito que pode gostar muito!

      Excluir
  5. Oi Renato, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa, mesmo tendo algumas derrapadas a história parece ser bem interessante.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!

      Verdade! Mesmo com as derrapadas a história é muito envolvente e surpreendente. Recomendo para meus leitores.

      Excluir
  6. Como assim você não gostou de Hush Hush? Leu errado!! kkkkkk brincadeira, já sou um fã de carteirinha dela, amo os livros do Hush Hush, e por mais que tenha seus defeitos devemos levar em consideração que foram seus primeiros livros, para mim não foi nenhuma surpresa ela acabar escrevendo romance policial, pois a mesma na infância adorava o gênero. Bom sua resenha foi muito boa, creio eu que instigou outros leitores a procurar os livros, e quem sabe se juntar ao team Patch! Bom eu adorei esse livro e já estou louco "DANGEROUS LIES" o novo livro dela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alex!
      Eu realmente não gostei de Hush, Hush... Mas o mesmo sentimento não se aplica, quando o assunto é Gelo Negro. Gostei bastante do livro e do crescimento da protagonista.

      Excluir
  7. Olá!
    Achei a premissa muito interessante, gosto de romance policial e com certeza daria uma chance ao livro, não li Hush Hush e não consigo dar uma opinião sobre a escrita da autora, fico feliz de ter sido surpreendido. Ótima resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claris!

      Que bom que gostou da resenha! Sim, eu fiquei muito surpreso com a nova fase da autora e agora é esperar por novos escritos dela, não é?

      Excluir
  8. Sua resenha me deu uma curiosidade boa. Fiquei doido pra ler o que acontece. E sua capacidade de resenhar sem dar spoiler é incrível.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jovem Jornalista!

      Ah, assim fico sem graça. Não me acho muito bom com resenhas, mas fico feliz pro não ter liberado nenhum spoiler. Se puder leia Gelo Negro, acredito que vai gostar.

      Excluir
  9. Li Hush, Hush completa (terminei o último livro da série semana passada) e infelizmente os 3 últimos livros são bem fracos, mas gosto muito do primeiro. Por gostar de Sussurro, sempre quis ler Gelo Negro, pra tentar dar outra chance para a autora, mas com o tempo o interesse foi passando. Até que vi uma moça comentando sobre ele em um grupo literário e falando muito bem, então fiquei novamente com vontade de lê-lo. Agora depois da sua resenha com certeza vou comprar ele o mais rápido possível! Hahaha

    PS: Gostei bastante da resenha, você escreve muito bem! (:

    www.arrasandodeallstar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karen.

      Olha ai, isso é um sinal para iniciar a leitura. Gostei muito de Gelo Negro, e espero que também goste, quando decidir dar uma oportunidade ao livro.

      Ps: Assim fico sem graça. Fico feliz que tenha gostado da resenha, mas acredito que ainda preciso melhorar e muito. :)

      Excluir
  10. Oi, Renato. Bem que esse nome estava me soando bem familiar. Eu também não gostei muito de Sussurro da autora, mas resolvi continuar a série para ver no que dava. Eu acredito que essa mudança de ares pode ser muito benéfica para a autora e para nós leitores. Faz tempo que não leio suspense/policial, seria ótimo começar por agora. A capa do livro também é linda!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriã!

      Seria mesmo uma boa pedida retornar ao romance policial com Gelo Negro. Eu gostei bastante do livro e espero que se de fato dê oportunidade ao livro goste também.

      Excluir
  11. Não conhecia a autora e não costumo ler livros do gênero, mas fiquei curiosa sobre o desfecho da história. Gostei da resenha!
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca!
      Acredito que vai adorar o desfecho, ao menos eu adorei.

      Excluir
  12. Oi, Renato! Tudo bem? Eu amo thrillers e esse da Becca chama muito a minha atenção. Espero lê-lo em breve.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony! Tudo bem.
      Sei que esse é seu gênero favorito e acredito que de fato irá gostar.

      Excluir
  13. Oie Renato =)

    Li a série Hush, Hush completa embora em minha opinião a Becca devia ter parado no primeiro livro. Ainda não tive oportunidade de ler Gelo Negro, apesar de ter o livro em e-book.

    Gosto da forma com a autora constrói a narrativa e acredito que deve ser interessante observar essa troca de estilo de sobrenatural para thriller. Só preciso que a minha curiosidade fiquei um pouquinho mais aguçada para me arriscar na leitura.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane!

      Da saga Hush, Hush só li o primeiro e não gostei muito. Comecei Gelo Negro por insistência de uma colega, e acabei me surpreendendo muito. Se tiver a oportunidade leia e depois me conta o que achou.

      Excluir
  14. Olá, Renato.
    Eu também não fui muito com a cara de Hush, Hush, por isso quando saiu esse nem me interessei em ler. Mas acho a capa bem bonita e achei o enredo interessante. Quem sabe eu dê uma chance a ele futuramente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!

      Pois é, Hush, HUsh, não me agradou. Comecei Gelo Negro sem muitas expectativas por conta disso, mas acabei levando um belo tapa na cara. Achei que a autora cresceu muito em relação a escrita. E acredito que todos deveriam ao menos conhecer essa nova fase da Becca.

      Excluir
  15. Oi
    que bom que gostou, li hush hush dela e curti, mas depois desisti de ler os outros, desse ai só tinha lido resenhas negativas.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!

      Eu também parei em Hush, Hush. Sobre Gelo Negro, eu também só havia lido resenhas negativas, mas uma colega minha não parava de me falar sobre ele e até me ofereceu o livro emprestado. Peguei e comecei a ler, e acabei me surpreendendo muito. A escrita da autora melhorou muito, como disse na resenha há pequenos deslizes, mas acredito que a Becca nasceu para esse gênero.

      Excluir
  16. Olá, Renato.
    Eu li os dois primeiros volumes de "Hush, Hush" e, diferente de você, gostei bastante. Tenho a série completa, mas nunca completei a leitura.
    Eu comprei esse livro numa promoção, mas ainda não deu pra ler. Embora tenha lido muitas críticas negativas, quero conhecer esse outro lado da Becca Fitzpatrick.

    Abraço e boas festas!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sávio!

      Eu cheguei a ler o primeiro volume da Saga Hush, Hush, mas não gostei muito. Comecei Gelo Negro com receio, pois já havia tido uma má impressão com a autora por conta de Sussurros. O legal foi que me surpreendi e muito. A autora cresceu bastante na escrita e certamente só vai vir a melhorar com os próximos romances policiais.

      Excluir