La La Land - Cantando Estações

Fonte: Filme "La La Land - Cantando Estações". 


Amor e sonhos são dois assuntos que por mais que tentemos ignorar, fazem parte de nossas vidas, não é mesmo? 

A história de “La La Land, Cantando Estações” tem foco nesses dois temas. E, acredito que uso de assuntos como estes, tão presentes no dia-a-dia de todos nós, foi algo muito bem pensado pelo roteirista e diretor do filme. Afinal, fez com que a história caísse nas graças de todos os românticos e sonhadores mundo afora.

Antes de expor minha opinião sobre La La Land, devo confessar que não sou muito fã de musicais. A maior parte dos filmes que vi, e que seguem esse estilo me passaram uma ideia muito caricata e surreal. Mesmo assim quis assistir esse musical, pois como poderia ignorar uma obra tão bem comentada e concorrendo a tantas categorias ao Oscar? 

A primeira cena já nos traz um musical, o que me desanimou completamente. Não levantei da cadeira e fui embora do cinema, mas vontade não me faltou. 

Mas tudo melhora, quando os personagens principais são apresentados, pois a história de ambos ganham mais evidência, e o musical em si fica um pouco de lado. Mia (Emma Stone) é uma jovem que trabalha em uma das cafeteiras presentes nos estúdios da Warner, sonha em ser atriz e já fez inúmeros testes, mas até o momento não passou em nenhum. Já Sebastian (Ryan Gosling) é um pianista que não parece feliz onde trabalha, e vive recebendo puxões de orelhas do patrão do bar onde trabalha, quando não se segura e começa a tocar o que tanto ama, o jazz.

A forma como Mia e Sebastian se conhecem é bem bonita. Acontece, quando ela volta sem a companhia das amigas de uma festa, e acaba ouvindo o jazz que ele se arrisca a tocar mais uma vez, ao invés de seguir a playlist natalina exigida pelo patrão. 



Dai em diante, vemos uma história regada de amor, jazz e sonhos surgir. Sim, tudo acontece de uma forma rápida entre os dois, mas ao mesmo tempo sutil. Nem me dei conta, mas quando reparei, eles já estavam morando juntos e construindo planos para o futuro.

Não demora muito para as partes envolvendo musical retornarem, mas de modo surpreendente eu comecei a me envolver por tais cenas. São visíveis algumas inspirações e técnicas semelhantes às de grandes musicais de época, como o tão conhecido “Dançando na chuva” (1952).

Enfim, sobre questões técnicas eu serei bem breve, pois não sou muito entendedor desse assunto. A fotografia é muito bonita, com cores fortes e ao mesmo tempo coerentes e que se encaixaram perfeitamente com a história. A trilha sonora é de excelente qualidade e passou a fazer parte do meu music play. Em relação a atuações, a Emma manda muito bem, o que me surpreendeu, pois nunca tinha visto ela tão expressiva e entregue de corpo e alma a uma personagem. O mesmo não posso dizer sobre o Ryan, achei sua atuação um pouco sem emoção. Porém, os dois atores como um casal se saíram muito bem, a química entre eles vai surgindo aos poucos, mas de fato acontece. 

O grande problema mesmo foi o roteiro, que traz um romance com elementos bem clichês, e presentes em qualquer filme romântico e até mesmo aquelas comédias bem ultrapassadas que costumam reprisar na sessão da tarde. Não vejo problema algum em um bom clichê, mas me vi surpreso ao chegar a conclusão, que mesmo não possuindo nada de inovador, La La Land está concorrendo a inúmeras categorias ao Oscar, inclusive a de melhor filme.

Por fim, repito algo que já disse no começo desta resenha, o filme traz temas que fazem parte do cotidiano de todos nós, mas que poderiam ser desenvolvidos de formas diferentes. O final em si, foi um grande tapa sem mão. É impossível não se emocionar com a questão do: “E se...” que surge na expressão dos protagonistas. Mas também é inevitável não pensar, que essa mesma expressão já foi usada inúmeras vezes antes pelo cinema, livros, poesias e demais. 

O filme me ganhou por sua trilha e fotografia. Mas em relação à história me deixou um pouquinho frustrado, pois esperava bem mais. Eu ansiava por algo mais inovador e arriscado. Um elemento que me fizesse levantar e aplaudir até o fim dos créditos; entretanto é um bom filme. 

Uma expressão surge em minha mente, quando penso nesse filme, infelizmente: “não é essa coca cola toda que as pessoas andam dizendo”. 

Ou seja, em minha humilde opinião, La La Land é um bom filme e só. Nada genial, muito menos inovador, porém bom. 

Confira o trailer do filme: 



Ouça a trilha sonora INCRÍVEL de La La Land:



Título: La La Land: Cantando Estações. 
Data de Lançamento: 19 de Janeiro. 
Duração: 2h e 08min.
Direção: Damien Chazelle.
Elenco: Emma Stone, Ryan Gosling, John Legend.
Gênero: Romance, comédia e musical.
Nacionalidade: EUA.
Avaliação: 3/5.


You Might Also Like

46 comentários

  1. A maneira como você coloca a sua opinião tentando ao máximo manter uma imparcialidade, é genial. Aumentou ainda mais a minha curiosidade em assistir o filme. Parabéns.
    Beijos. Do avesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Larissa.
      Fico muito feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. "A primeira cena já nos traz um musical, o que me desanimou completamente." Adorei a sinceridade hahahah!
    Eu achei o filme tecnicamente impecável, cada cena, paisagem, cores, músicas, etc... Mas, assim como você, achei o roteiro bem clichê e nada de surpreendente. Eu realmente não entendi todo o "boom" que a internet fez por La la land. É só mais um filme bom e não EXTRAORDINARIAMENTEEEEE ÓTIMOOOO como estão vendendo por aí...

    Abraços
    www.estupefaca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe.
      Pois é, o filme é bom, mas não entendo o estrondoso sucesso, muito menos os inúmeros elogios e indicações ao Oscar.

      Excluir
  3. Oi Renato,

    Acho que o pessoal estava com muita ''sede ao pote'' por ter tantas indicações para o Oscar.
    Ainda não conferi, mas acredito pelos comentários que vi que vai ser um filme bom, mas não inovador.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esperava algo mais inovador, mas infelizmente não foi o que aconteceu (ao menos ao meu ver).

      Excluir
  4. oi,oi.

    ainda não vi o filme, mas acho que super curtiria, mesmo sendo com uma história clichê. clichês fazem parte da nossa vida e, tipo, é meio que impossível viver sem eles. :D

    não conheço muito o trabalho da Emma como atriz, mas gosto muito do ativismo político e social que ela propaga. isso é muito e, talvez, é o que faz ela ser tão querida pela mídia. <3

    já que tu não curte tanto musicais, vou te indicar um filme que tem muita música e é ótimo: "Footlose". o filme é lindo! <3

    abç!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriel.
      Assista, acredito que vai gostar. Ah, já anotei a dica.

      Excluir
  5. Olá,Renato! Como vai? Estava eu lendo sua descrição e vi que é cristão! Também sou! Vi uma postagem dos "os arrais" e me encantei. Já ouviu o novo álbum da Arianne Outono? Eu já li muitas resenhas sobre ele e sempre vejo noticiários falando sobre ele mas nunca me interessei em assistir por achar que será algo relacionado a "clichê". Eu gosto de assistir filmes com o gênero romance então ele deve me agradar em todos os sentidos e sem contar que amo filmes que tenha musical porém não gosto de muitas músicas entoadas pois acaba sendo muito maçante e me faz pensar que estou em um show. É uma ótima indicação se por um acaso eu assistir venho trazer minhas sinceras opiniões por aqui viu?

    Abraços ♡
    reckless

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luccas. Assista, mas recomendo não colocar muitas expectativas.

      Excluir
  6. Olá!
    Eu estava com muita vontade de ver este filme, ma s após a sua resenha, fiquei confusa. Acho vou esperar sair em dvd para não me decepcionar.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pode ser uma boa, mas lembro que é um bom filme de modo geral.

      Excluir
  7. Ai Renato, concordo e descordo de você. Também fiquei bem desanimada com aquele musical já no início, mas como você bem disse a história vai se desenrolando e o musical fica até um pouco de lado. Eu gostei bastante do filme, justamente por ser clichê. Um conto hollywoodiano. Não tem efeitos especiais, é uma história super simples, gosto de filmes assim ;)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samara. Entendo seu ponto de vista. Mas mesmo assim continuo sem entender o motivo de tantas indicações, entende?

      Excluir
  8. Adorei a resenha! Eu quero muito assistir esse filme porque adoro musicais, mas já tô me preparando pra uma história clichê e nada de mais, assim como você falou haha
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que gostei Gabi. É um filme bom, mas nada muito inovador. Para quem gosta de musicais, certamente vai ser muito mais incrível.

      Excluir
  9. Oie Renato =)

    Apesar de ser uma pessoa completamente musical, confesso que não sou fã de musicais. La La Land se tornou o atual queridinho entre os filmes, porém eu não tenho aquela vontade de assistir ele.

    Vou esperar chegar no Now para ver se me animo em conferir essa boa e velha história clichê que todo mundo está amando.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ane. Todo mundo anda falando muito bem sobre o filme, eu até gostei (mesmo não gostando de musicais) mas não é nada muito espetacular.

      Excluir
  10. Menino você é muito romântico hahahah.
    Eu não gosto de musicais, fiquei curiosa pra ver esse filme de tanto que estão falando, mas não é que eu vá correndo assistir não.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Acho bacana deixar pra conferi em dvd, afinal, pode sair do cinema um pouco insatisfeita e emburrada.

      Excluir
  11. Acho que é aquela coisa, quando a pessoa fala demais acaba não sendo tudo isso, a gente vai já achando que será incrivel e acaba não suprindo nossas expectativas porque vamos com expectativas. Se formos só pra ver rum filme, acho que ele acaba sendo mais do que bom, mas toda essa propaganda em cima acabou que não foi tudo o que falavam, igual a serie da neflix Desventuras em serie, que eu achei até melhor o filme. Não foi tudo o que a propaganda proporcionou
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a maldita criação de altas expectativas. O bom mesmo é assistir com a mente aberta, sem nenhuma esperança de ser extremamente bom.

      Excluir
  12. Oi Renato, eu ainda não fui assistir. Confesso que, quando um filme começa a ser TÃO celebrado assim por todo mundo, me dá uma certa preguiça. Detesto criar expectativas ~ e me decepcionar depois. Mas ainda quero assistir, estou só esperando o hype passar... Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ficar receoso mesmo, pois na maioria dos casos sempre é decepção na certa. O filme é bom, mas não chega a ser metade do que vi e li de muitos.

      Excluir
  13. Olá, Renato.
    Eu adoro musicais, mas ainda não tive a oportunidade de conferir o filme.
    Acho que vou gostar mesmo sendo clichê. Na verdade, não tenho muito problema com isso.
    Pretendo assistir antes do Oscar de 2017.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de musicais, certamente vai gostar. Assiste mesmo e depois me conta o que achou.

      Excluir
  14. Oi Renato!
    Vou confessar que não li sua resenha porque estou ansiosissima para conferir La La Land. Muitos estão dizendo que é uma obra-prima do cinema, outros tantos dizendo que está sendo excessivamente valorizado (vi que você se encaixa na segunda categoria). Decidi que não quero ler mais nada sobre ele até não conseguir assistir (hehe).
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari. Super válido seu ponto de vista. Assista e depois me conte sua opinião.

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? Também não sou fã de musicais, por isso nem me mexi para assistir esse filme, apesar de todos falarem bem... Adorei a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari. Eu também não sou muito fã de musicais, mas até que gostei dessas partes no filme. O que realmente me decepcionou foi a história no geral, achei muito rasa e nada inovadora.

      Excluir
  16. Oi, Renato!
    Eu ainda continuo surpreso que este filme tenha sido tão indicado ao Oscar. Eu penso o mesmo que você, embora ainda não tenha assistido. Eu adoro romance, não sei se a parte clichê irá me incomodar, mas acho que não é tudo isso que andam falando por aí.
    Pretendo ver em breve e espero não me decepcionar. Ah, e adoro o Ryan e a Emma. Eu acho que eles realmente tiveram química (ao menos senti isso no trailer. rs)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro.
      Eu também continuou surpreso. Espero que ele não seja o vencedor da categoria de melhor filme. Porém, torço por ele na categoria melhor trilha sonora. Espero que não se decepcione. E, em relação ao Ryan, ele ficou um pouco apagado nesse filme... Enfim, quando você assistir me conta o que achou.

      Excluir
  17. Acho que ainda sou uma das únicas que não assisti este filme. Amo a atriz e tenho medo de me decepcionar, porque musical não é o meu gênero preferido também, mas quero assistir. Quero pelo menos gostar um pouco, como você.
    Adorei seu blog, estou seguindo!
    Magia é Sonhar | Sorteio Marcadores de Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te dou a dica para assistir de mente aberta. Ah, e depois me conta o que achou do filme.

      Excluir
  18. Eu adorei esse filme. No começo não tinha me prendido a ele, mas depois até que gostei. O final foi muito bom, assim como todas as músicas. Merece estar concorrendo a melhor filme, em minha opinião.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua opinião, mas discordo que mereça tá concorrendo a melhor filme. Enfim, deixemos que a academia decida, né?

      Excluir
  19. Assisti ao filme e até fiz resenha lá no blog sobre, eu simplesmente adoreeei esse filme! ♥ Acho que é porque eu adoro musicais, meu sonho é ser atriz, então praticamente foi feito pra mim, haha! Me inspirei muito vendo esse filme e já tenho total certeza que o próximo curso que quero fazer é teatro/artes cênicas, pra ontem já. Me enganei esses anos todos tentando esconder o que eu mais amo, atrás de algo que eu gosto, sabe? E aí fui me descobrir agora depois de velha. Que louco, não? Hahaha! Indico pra você assistir ao filme: Beleza Oculta.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Thami ficou muito feliz que tenha visto e gostado. Quando estava assistindo pensei em te indicar, mas depois vi que já tinha assistido. Para quem sonha em ser ator, ou simplesmente sonha (ou seja, todos nós) é um filme excelente. Porém, o que me surpreendeu mesmo foi a quantidade de indicações ao Oscar, pois ao meu ver muitas coisas poderiam ter sido mais trabalhadas.
      Sobre sua descoberta só te digo algo: nunca é tarde para buscarmos pela realização dos nossos sonhos. Se é o que quer, corra atrás.

      Excluir
  20. Concordo com você em alguns pontos. Tipo, nos primeiros minutos, desanimei um pouco também, mas depois: amei completamente! Gostei porque por mais que seja clichê, é, digamos, um clichê da vida real, sabe? Quanto ao casal, química é o que não falta. ♥ Ah! Eu entendo sua opinião e ainda não assisti outros filmes que estão concorrendo, mas se essa ganhar vou ficar bem feliz. Merece! =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol. Fico feliz que tenha gostado do filme. Concordo com você em alguns pontos a Emma e o Ryan casaram super bem mesmo.

      Excluir
  21. Olha, deixa eu te confessar que eu amo musicais, rsrs!
    Estou morrendo de vontade de ver esse filme.
    No mínimo, parece proporcionar uma boa diversão!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deveria ter visto, né? Acredito que você vai gostar bastante.

      Excluir
  22. Oi, Renato.
    Esse filme ainda não estreou por aqui...
    Eu também não sou muito adepto de musicais, mas esse eu tinha a impressão que era bem interessante, mas você meio que desconstruiu essa impressão.
    A minha curiosidade maior é por conta do Ryan Gosling, que pra mim tem muito talento e já fez filmes com atuações brilhantes.
    Tem essa questão de estar bem cotado no Oscar, mas pra mim isso não significa tanta coisa, pois alguns desses filmes não são mesmo essa coca cola toda.
    Mais uma bela resenha, completa e imparcial.
    Abraço.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Desculpa se desconstrui sua impresão. Recomendo que veja, pois pode ter uma opinião diferente da minha. Ah, depois me conta o que achou.

      Excluir
  23. Ola Renato,
    Enfim, ainda não consegui assistir ao filme. Quanto a musicais em si, eu tenho mais problemas com aquele tipo de musical que é inteiro, e não entrecortado.


    Beijinhos
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila.
      Não é o tipo de filme/musical que fica só nas musiquinhas, possui história. Recomendo que veja e depois me conta o que achou, tá?

      Excluir