5 coisas que espero encontrar na adaptação de 'Os 13 Porquês'


Fonte: Série "Os 13 Porquês" / Netflix. 

Lembro vividamente de quando comecei a leitura de "Os 13 Porquês". Não demorou muito para eu pensar: "Caramba! Essa história merece se tornar um filme!"

O livro se mostrou cada vez mais incrível e envolvente, do tipo que queremos sair por todos os lugares recomendando. Mas infelizmente não são todos que apreciam a literatura, e o filme é também uma forma eficaz de entreter e informar (em menos tempo), não é mesmo? E, sem sombras de dúvidas "Os 13 Porquês" é uma história que precisa ser compartilhada em diferentes formatos para assim alcançar inúmeras pessoas.

Enfim, eu fiquei muito feliz ao saber a alguns meses, que o livro escrito por Jay Asher ganharia uma adaptação, não seria um filme, mas sim uma série Original Netflix, com direito a produção da cantora Selena Gomez.

Sinopse: Um dia, Clay recebe uma caixa contendo fitas cassetes gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola que cometeu suicídio. Ela não deixou uma carta de suicídio, mas uma coisa muito mais chocante, uma caixa de fitas cassetes com instruções para que ele distribua o conteúdo da caixa para os outros estudantes. Em cada fita Hannah revela a cada jovem como suas atitudes contribuíram para seu suicídio.

Nos parágrafos seguintes pretendo contar o que espero desta série que terá sua primeira temporada disponível hoje, dia 31, no site provedor de séries e filmes Netflix.


1) Fidelidade ao livro

Já me decepcionei bastante com algumas adaptações por simplesmente mudarem toda a história presente no livro que diziam está se baseando. Eu espero sinceramente que não haja muitas alterações nos diálogos, características dos personagens e até mesmo nos cenários pois isso em especial pode acabar com toda a essência da história.


2) Suspense e desenvolvimento contrários ao casual

O livro me ganhou exatamente por isso. Fiquei fascinado com o punhado de informações que vamos colhendo no decorrer das páginas de forma aleatória, mas também muito bem estudada e estruturada pelo autor.




3) Ninguém é o que realmente parece

Uma das características que mais me surpreendeu e chocou no decorrer da leitura, e que espero conferir na série, é o modo como os personagens são complexos. Não é possível defini-los à primeira vista, pois há muitas coisas por trás de suas ações. Nada de fato é realmente o que parece.


4) Questões sociais importantes

O livro aborda assuntos polêmicos, como bullying, drogas, alcoolismo, estupro, e outros temas que muitas vezes  ocorrem  no mundo adolescente.



5) Trilha sonora e fotografia

A história em si pede por uma trilha sonora mais melancólica, e espero que os responsáveis por essa área tenham feito boas escolhas em relação a isso. Sei que a cantora e produtora Selena Gomez preparou duas músicas para a série e espero que ela tenha colocado muito sentimento nelas. A fotografia é outro tema bastante importante, deve possuir um tom mais frio, ao menos em minha humilde opinião, pois daria mais evidência ao tema triste e chocante que a história segue.


"Os 13 Porquês" estreia hoje na Netflix.

Assista ao trailer:



You Might Also Like

22 comentários

  1. Também estou ansiosa por essa adaptação e estou criando muita expectativa em cima, espero não me decepcionar. Ótimo post!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, também li o livro e estava muito ansioso para a chegada da série, e em uma maratona já terminei todos os episódios, e com toda certeza posso dizer que a série conseguiu cumprir suas 5 expectativas.
    Abraços
    aluado.com

    ResponderExcluir
  3. Aiiii, eu já vi alguns episódios e estou adorando!
    Quero terminar ainda esse final de semana.
    Pelo que percebi, muito do que você pediu, está lá, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar do livro nem da série, mas agora que vi o trailer fiquei com imensa vontade de ver. Vou tentar arranjar tempo para ver! :) Bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Espero que consiga encontrar tudo isso na série. Já add ela aqui pra ver.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, Renato.
    Quando li esse livro estava com as expectativas lá em cima e também tinha acabo de ler um livro com o mesmo tema e acabei não curtindo tanto ele. mas estou assistindo a série, estou no 5 episódio e estou gostando bastante. Quanto a fidelidade eu nem espero mais nem em filmes nem em séries hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Renato!
    Eu acho difícil que tudo isso que você espera esteja presente na série, mas creio que boa parte deve estar.
    Eu não vi o seriado, e só farei isso após ler o livro (nem tenho ainda). Creio que se eu ver a adaptação antes da leitura, muita coisa vai me incomodar. Então prefiro esperar.
    Creio que a história seja instigante, interessante e até impactante.
    Ótimo post!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Renato.
    Eu quero ler "Os 13 Porquês" há um tempo, mas ainda não encontrei uma oportunidade de comprar o livro. Quanto a série, eu vou deixar para assistir futuramente. Acho que ainda não é o momento para conferi-la.
    Também espero que a série seja fiel ao filme e levante questões relevantes.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. MEEEU DEEUS eu to vendo essa série e amando de maaais! Eu queria fazer maratona, mas to em mes de prova :( Realmente as pessoas não são o que parecem! Eu to loca pra terminar e fazer um post no meu blog falando sobre :)
    Um beijo grande e muito GORDO
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Caramba! Não conhecia o livro, nem a série, fiquei curiosa.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. to louca pra ver essa série! o bafafá em torno dela em tooooodas as redes sociais tá me deixando curiosíssima!

    ResponderExcluir
  12. Oie Renato =)

    Pretendo fazer maratona dessa série no final de semana e já sinto que ela vai me deixar bastante impactada e emocionada, já que o tema depressão sempre mexe comigo.

    Não livro ainda, mas quero ler ele em breve.


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. Esperamos as mesmas coisas Renato <3 Só a atriz que faz a Hannah que não curti muito :c ainda tô no episódio 9, acho que termino só semana que vem!

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Renato acabei de terminar a série!
    Estou meio sem palavras para concluir o que achei! Fiquei sem chão no último episódio, tenho que fazer um post urgente no blog só estou tentando digerir melhor tudo que assisti, uma série que a gente termina cheio de reflexões, super válida. Tenho quase certeza que esses seus cincos quesitos foram alcançados. Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  15. Fiquei com vontade de ler o livro antes de assistir a série, parece ser BEM interessante mesmo. Adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  16. Faz muito tempo que quero ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade, até queria ler antes de assistir a série, mas a curiosidade foi mais forte hahaha. Não posso comparar com o livro porque não li, mas a série tá realmente muito maravilhosa, depois de assistir fiquei refletindo por um bom tempo. Aliás, o meu último post é sobre ela!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Ainda não vi a série, mas estou ansiosa para assistir.
    Espero que eu goste da adaptação.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi,Renato ♡ Como está? Eu confesso que estava criando muitas expectativas pois em 2015 eu comecei a ler o livro mas não dei tanto crédito e não terminei de ler o livro mas com essa novidade de que iria virar série minhas expectativas se aumentaram e foi onde dei uma pequena chance para série. Estou em fase de termina - lá porém até onde estou eu tenho amado a história pois a cada episódio nos motiva a continuar a tão maravilhosa história!

    Beijos ♡

    {reckless}

    ResponderExcluir
  19. Tá TODO mundo falando desse seriado né?
    Eu até então nem tinha ouvido falar, não assisto netflix :/

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Tenho muita vontade de ler o livro, mas ainda não tive a oportunidade de comprar ele, pois está sempre um absurdo de caro, rs. Quero assistir a série, pois pelo o que vi até agora está ótima. Adorei a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  21. Meu!!! Tá todo mundo falando muito bem dessa série e eu estou DOIDA pra começar a assistir, mas não tenho tempo. D:

    Volto aqui assim que assistir pra deixar minha opinião! Ótima postagem. ♥

    ResponderExcluir
  22. Nao li o livro, mas agora por causa da série, todo mundo está falando muito sobre os 13 porquês. kkkk Vou deixar para ler depois que toda essa poeira abaixar. Tomara que o suspense seja mantido e a essencia do autor também.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir