Tudo e Todas as Coisas, de Nicola Yoon

Fonte: Editora Novo Conceito.

“Tudo e Todas as Coisas” foi um excelente retorno à literatura juvenil, pois há um bom tempo não lia algo nesse estilo e que me surpreendesse tanto. Enfim, pretendo explicar melhor meu ponto de vista sobre a história nos próximos parágrafos. 

Madeline é uma jovem de dezoito anos, e que quando criança foi diagnosticada com IDGC (uma espécie de imunodeficiência grave), e por ser alérgica a praticamente tudo, vive presa dentro de sua casa, que é equipada para proporcionar de forma segura sua sobrevivência.

Além disso, Maddy recebe os cuidados de sua querida mãe e de uma enfermeira com quem convive durante anos, e já é considerada parte de sua família. E apesar da vida aparentemente limitada, ela consegue suprir sua vontade de conhecer o mundo com os inúmeros livros que lê e coleciona em sua estante. Ou, ao menos conseguia antes da chegada de Olly e demais vizinhos.

A presença do garoto da casa ao lado, chama cada vez mais a atenção de Maddy, e ao que tudo indica o sentimento é recíproco. Olly rapidamente se mostra divertido, misterioso e também insistente. Por fim, acaba conseguindo com que Maddy aceite a proposta de eles se conhecerem/conversarem via internet.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro, é a forma como ele se torna interativo. A história é narrada em primeira pessoa. A protagonista compartilha com os leitores inúmeros gráficos, entre eles, os rotineiros medicamentos que precisa ingerir, listas intermináveis de coisas que faria caso fosse uma garota saudável, resenhas literárias próprias, além de seu ponto de vista sobre tudo o que vem acontecendo dentro de si mesma, e com as pessoas à sua volta.

Retornando para a história, o envolvimento entre Maddy e Olly se torna cada vez mais evidente e de certo modo previsível (mas de modo algum chato ou clichê, pois a autora tem uma forma bem própria de desenvolver os sentimentos e relações entre os dois). Porém o ponto conflitante do romance entre o casal é: como eles poderão se conhecer pessoalmente se ela não pode sair de sua casa?

Desse momento em diante, vemos um casal surgir e ambos se arriscaram cada vez mais pelo que sentem um pelo outro. Mas o que realmente me chamou mais atenção não foi o sentimento que um nutre pelo outro (embora seja algo bem bonito de ser lido), mas sim as reviravoltas que acontecem no livro quando a Maddy decide que não deve e nem pode viver uma “vida” sem riscos.

Sobre a relação entre Madeline e Olly, eu de fato falei um pouquinho além da conta, mas acreditem que ao mesmo tempo eu não disse nada. Afinal, conferir o desenrolar da relação entre os dois através dos detalhes do livro é muito mais prazeroso, bonito e em certos momentos de tirar o folego...

Gostei da força presente na protagonista, que mesmo com todas as suas limitações se mostra firme em certas atitudes, assim como, me identifiquei com Olly e sua forma de ver e agir em relação ao mundo e os problemas que ele precisava enfrentar.

O final em si me deixou completamente surpreso, pois eu esperava tudo, menos o que de fato li nos últimos parágrafos. “Tudo e Todas as Coisas” de fato faz jus ao nome, pois apesar de trazer um drama bem carregado, também tem humor, romance, descobertas que dão uma enorme mudança na conclusão da história; além da velha, porém necessária lição de que devemos aproveitar e agradecer por tudo e todas as coisas que temos.

Enfim, “Tudo e Todas as Coisas” era o tipo de livro que tinha tudo para ser mais um romance estilo sicklist em meio a tantos outros, mas aos poucos foi se tornando muito mais...

Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelos errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença. Página: 170. 

Título: Tudo e Todas as Coisas.
Autor (a):  Nicola Yoon. 
Gênero: Romance, drama.
Número de páginas: 302.
Ano: 2016.
Editora: Novo Conceito.
Avaliação: 5,0.

Para quem não sabe o livro ganhou adaptação cinematográfica, e chega aos cinemas dia 15 de junho. Já conferi o trailer e posso dizer que me parece bem fiel ao livro. Espero não me decepcionar, mas estou com altíssimas expectativas, achei muito coerente a escolha dos protagonistas, assim como, os cenários e demais personagens.

Assista ao trailer da adaptação de "Tudo e Todas as Coisas": 


34 comentários

  1. Oi, Renato! Tudo bem, rapaz?
    Menino eu adoro esse livro, foi uma leitura doce, gratificante. E você viu que surpresa esse final?COnfesso que eu também não esperava que seria assim, mas sim esses finais clichês de personagens que sofrem com alguma doença.

    Adorei sua resenha. Muita bem escrita. Parabéns.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego. Tudo bem sim, e com você?
      Também adorei esse livro. Eu fiquei mega surpreso com o final (rsrs).
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Até mais.

      Excluir
  2. Great post dear

    Would you like follow each other? :)
    http://theloth.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Renato!
    Eu fui comprar esse livro na Amazon, porém estava em falta.
    Estava tão animada para lê-lo. Só vejo elogios e até o trailer da adaptação me deixou ansiosa para conhecer melhor a história.
    Vou ver se o estoque já voltou ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro nem a adaptação ao cinema, mas após o teu relato fiquei com vontade de ler e ver ambos ambos! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá, Renato.
    Eu fiquei bastante interessada nesse livro quando a Novo Conceito anunciou. mas depois que lançou acabei deixando de lado e conforme fui lendo as resenhas todas positivas, não sei porque enfiei na cabeça que era mais um ACEDE, que acabei decepcionada, e não quis ler. mas agora que vai lançar o filme eu vou ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renato! Tudo bem? Eu simplesmente amei Tudo e Todas as Coisas. Foi um romance muito lindo e mágico de ler. Sem falar que amo essa capa <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. "Olá, Renato!"
    Haha, queria muito fazer isso. Bom, fuçando no site da Amazon e colocando vários livros no carrinho para não comprar depois, eu me deparei com esse livro pela primeira vez, confesso que o que mais me chamou atenção foi a capa, acho linda, mas depois fui procurar um pouco sobre ele e fiquei de fato interessada em ler. Por mais que tenha ficado interessada e colocado o mesmo no carrinho, não comprei nem cheguei a ler por ebook, porém, agora lendo sua resenha, senti novamente a vontade de ler. Obrigada por isso querido, by the way, I loved your review!

    ResponderExcluir
  8. Vi esse livro e logo quis lê-lo, mas não sabia que iria ganhar uma adaptação para o cinema. Agora estou ainda mais interessado em conhecer a história. Ah, reparei que você é estudante de jornalismo! Que legal, eu também!

    Abraço
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Renato!
    Li recentemente este livro e gostei, mas esperava bem mais do final. Achei que a autora se apressou nas últimas páginas e deixou tudo muito aquém ao esperado por mim, entende? De modo geral, o livro conseguiu me cativar, eu amei os personagens principais e já considero o Olly meu novo crush literário. Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Renato.
    Tenho muita vontade de ler a obra pelo fato de achar o enredo bem interessante. Vi o trailer do filme e adorei. Fico feliz que até o momento está sendo fiel ao livro.
    Fiquei com vontade de saber o desfecho. Espero que não tenha sido triste, pois pelo pouco que vi o casal merece ficar junto.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Renato.
    Já li algumas resenhas positivas dessa história, mas não sabia que o livro tinha ganhado uma adaptação, muito bacana.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  12. Me interessei bastante pela história e pretendo ver o filme no cinema.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  13. A história é adorável mesmo :)

    ResponderExcluir
  14. O livro obviamente não vou ler, mas assisti ao trailer e ameeei! Esse filme vai ser lindo, já quero ver no cinema <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já amei!! Fiquei muito curiosa para ir assistir. Parece ser uma história muito bonita mesmo.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história muito bonita sim. Certamente vai gostar tanto de lê quanto assistir.

      Excluir
  16. Parece uma leitura bem agradável, livros juvenis não descem mais para mim faz um tempão já :/ eu até tento às vezes, mas acabo achando tudo muito simples e/ou infantil para mim.
    Legal que irá ganhar uma adaptação.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Eu entendo seu ponto de vista, mas talvez só não tenha encontrado um bom romance juvenil que te surpreenda.

      Excluir
  17. Renato
    Amei demais a resenha e me interessei pelo livro!! Obrigada por compartilhar, nunca mais li nada que me prendesse muito.

    Beijos e boa noite!
    DMulheres@_sheylaxavierFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que "Tudo e Todas as Coisas" é uma excelente opção.

      Excluir
  18. Meu Deeeus que capa perfeitaa! a história é lindíssima também! eu amo romances! e cada dia que passa gosto mais desses livros juvenis rsss....
    abraço!

    http://virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Certeza que vai amar esse romance juvenil em especial.

      Excluir
  19. Oie Renato =)

    Li esse livro ano passado e me surpreendi bastante com a história. Achei tudo uma graça e até certo ponto emocionante. Fiquei sabendo do filme a pouco tempo, mas já estou doida para assistir *-*

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ane!
      Também tô doido para conferi a adaptação.

      Excluir
  20. Eu vi o trailer do filme no Facebook por um vídeo patrocinado e fiquei doidinha pra ver, depois descobri que tinha um livro, porém não tinha lido uma resenha dele, essa é a primeira que leio e gostei. A verdade é que nossa vida é feita de riscos né? Se não arriscarmos, não vamos estar vivendo totalmente. Cada aventura é um ponto, seja ela com uma experiência boa ou ruim, fica marcado e nos fazer crescer. Alias, temos que viver tudo o que pudemos, porque a vida passa rápido demais. Imagina olhar pra trás e ver que não fez nada do que a gente podia na época e no futuro não poder mais fazer aquilo que queria, entende? Hahaha! Enfim, quero muito ler e ver o filme.

    PS.: Vou esperar pra ver a resenha de Beleza Oculta pra saber se você gostou ou não :D

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thami! Tudo bem?
      Sim, a vida é feita de riscos e de certo modo é isso que falta na vida da protagonista para ela se sentir parte da vida. E é lindo ver ela tentando ao máximo mudar isso, sabe... Certeza que você iria amar a história.

      Excluir
  21. Oi Renato,
    Eu adorei esse livro, super leve e diferente das histórias que já li. Super indico.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica! Tudo bem?
      Eu também gostei bastante. Super indico também!

      Excluir
  22. Oi Renato, o livro deve ser super bonito. Acabei de assistir o trailer do filme, achei que ele revelou um pouquinho demais a história, mas fiquei curiosa mesmo assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila!
      Leia, pois acredito que vai gostar e se surpreender bastante com a obra.

      Excluir
  23. Estava louca para ler esse livro, mas já me alertaram que eu ia chorar e nao gosto muito de chorar com uma leitura então meio que deixei ele de lado, apesar de estar super curiosa com a historia. Mas com certeza irei ver o filme! Se eu for chorar será mais rapido kkkkk
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kézia! Tudo bem?
      Eu entendo, mas se fosse você leria o livro também. Acho que tanto o livro como o filme serão complemento um do outro.

      Excluir