Navigation Menu

Crítica | 'Guardiões da Galáxia Vol. 2'



"Guardiões da Galáxia" (2014) foi literalmente um grande tiro no escuro para Marvel! Quando digo isso, me refiro ao risco que o estúdio passou ao não saber se a adaptação dos quadrinhos, de mesmo título, agradaria ou não o público. Afinal, o universo explorado nesta história é completamente diferente das demais que estamos acostumados acompanhar em outras obras cinematográficas com heróis. 

Porém, após o lançamento do filme, não demorou muito para o mesmo cair nas graças, tanto dos críticos, da mídia e do público. Acredito que o sucesso tenha sido decorrente de inúmeros fatores, entre eles: a quebra de estereótipos em relação ao que é ser um herói, ou o modo como os mesmos devem se comportar entre si e até mesmo com os espectadores. Além do uso da trilha sonora como uma espécie de personagem extra (muito bem pensando e desenvolvido, dica de passagem).

Em "Guardiões da Galáxia Vol. 2", contamos com a direção de James Gunn, que também foi responsável pelo primeiro filme da franquia. É de se imaginar como ambos os filmes foram desafiadores para o diretor e roteirista, pois o primeiro foi rodeado de dúvidas em relação a como a história seria assimilada pelo público; já o segundo tem como dilema, suprir todas as expectativas dos fãs, ao se depararem novamente com os personagens que criaram tamanha empatia.


Nas primeiras cenas, fica evidente que o filme mantém sua essência, que é mesclar o humor com a ação. Os dois gêneros estão muito bem empregados e exagerados (positivamente falando). A versão Baby Groot é extremamente bonitinha, e é impossível não se encantar com a inocência em seus atos impensados, ao mesmo tempo nos deparamos com os demais guardiões focados no combate. 

O grupo composto por Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper) e Baby Groot (Vin Diesel), se encontram prestando serviços para o planeta. Tudo parece bem, exceto por um detalhe: Rocket (Bradley Cooper) acaba furtando sem pensar algumas baterias de um planeta em especial. Seus atos acabam resultando numa fuga bastante turbulenta, que tem fim quando os guardiões encontram o pai do Quill (Kurt Russel).

A relação entre Peter e seu pai é oscilante. Afinal, por mais que o homem pareça feliz por ter encontrado seu filho, Peter não consegue entender o motivo do mesmo ter demorado tanto para achá-lo. Visando encontrar respostas para suas dúvidas Peter, Gamora e Drax resolvem ir ao planeta de Ego, enquanto os demais guardiões ficam reconstruindo o que sobrou da nave.


Apesar da história de Ego ter bastante relevância no rumo que a trama toma, fica evidente que os demais guardiões também têm seu devido espaço como protagonistas. A relação de Gamora e sua irmã ganha mais detalhes e intensidade, assim como dos demais. Há também uma maior participação dos personagens Youndu (Michael Rooker) e Nebulosa (Karen Gillan). Além da apresentação de Mantis (Pom Klementieff), que é uma personagem que surge e rapidamente ganha o público. Enfim, falar mais sobre a história do filme seria compartilhar spoilers, o que não quero fazer...

Guardiões da Galáxia Vol. 2 é uma obra certeira, quando o assunto é gargalhar, mas também para chorar e refletir. Nesse longa fica claro todas as dores, medos e motivações dos personagens. A história traz a tona não só o valor da amizade, mas sim, a construção diária do que consideramos família.

O filme está recheado também de surpresas e participações especiais INCRÍVEIS (que eu prefiro não mencionar, para não estragar a surpresa de vocês, caros leitores). A trilha sonora é outro elemento que merece ser citado, pois assim como no primeiro filme, é bastante rica e se encaixa perfeitamente com as cenas. Os cenários e figurinos continuam extravagantes e coloridos, como se tivessem saído literalmente dos quadrinhos. O único ponto negativo a meu ver, foi o uso do 3D, afinal, não vi nada do qual merecesse ser visualizado com essa tecnologia, ou ao menos não me pareceu bem empregado.


Ao todo, Guardiões da Galáxia Volume.2, foi um filme maravilhoso! Superou o primeiro, não por ser melhor, mas sim por trazer uma extensão, da qual não consigo imaginar de outra forma. Conseguiu me surpreender em inúmeros momentos, além de rir e chorar em momentos diversos. Sim, eu estou muito ansioso pelo terceiro filme!

Confira o trailer: 





Título: Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of  the Galaxy).
Nacionalidade: Estados Unidos.
Ano: 2017.
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Michael Rooker, Karen Gillan, Pom Klementieff, Sylvester Stallone, Kurt Russell, Elizabeth Debicki, Chris Sullivan,  Sean Gunn, Tommy Flanagan, Laura Haddock. 
Duração: 1h 35 m.
Roteiro e direção: James Gunn.
Avaliação: 4/5.


27 comentários:

  1. Oi, Renato! Tudo bem? Ai, esse Baby Groot é tão fofo, né? Estou muito ansioso para assistir Guardiões da Galáxia Vol. 2, pois o Vol. 1 é meu filme favorito da Marvel (estou desconsiderando os da Fox). Pelo que vi em tua resenha, vou amar esse tanto quanto amei o primeiro. Parabéns pela review, ficou ótima! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa....esse filme parece ser bem louco. Eu nao vi o primeiro, vou procurar ver e depois esse. Gostei de saber desses pitacos de humor e que se manteve nesse segundo filme!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Oi Renato!
    Não assisti o primeiro, mas depois da sua crítica confesso que bateu aquela vontade...
    Com certeza é uma ótima dica, obrigada!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  4. O primeiro até que foi bom, espero que o segundo seja melhor...

    ResponderExcluir
  5. Vi muitas pessoas falando desse filme, mas eu nem me interessei muito, mas agora com seu post eu me interessei bastante! Amanha aqui na minha cidade o cinema é mais barato amanhã, vou ver se eu dou uma passadinha lá!
    Um beijo grande e muito GORDO
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a crítica. Bem detalhada.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi, Renato!
    Eu quero ver este segundo filme. Eu realmente não dava nada pelo primeiro filme, mas mordi a língua e adorei. É realmente muito bom e uma diversão completa. Não sei bem o que esperar do segundo filme, e prefiro continuar assim para não me frustrar. Mas creio que vou curtir, sim, assim como você.
    Ótimo post.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meu sobrinho disse que esse filme é minha cara HAHAHAH, mas não faz meu estilo. Não gosto dessa coisa muitoo fora da realidade rs
    Mas gostei da sua crítica, parece que superou suas expectativas, isso é ótimo :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti nem o primeiro, mas ouvi meu pai vendo esse filme e falando que era muito bom e tal. Eu ainda não entendi essa dos cinemas estarem colocando tudo em 3D. Porque, sinceramente, tem filme que nem precisa. Daqui a pouco vão estar colocando filme romântico em 3D também, tipo Diário de Uma Paixão em 3D pra quando os pássaros voarem, ter aquela experiência de estarem voando até você. ¬¬ hahahaha! Enfim, de tanto estarem falando desse filme no Twitter e agora lendo aqui a sua resenha, estou afim de ver. Vou procurar o primeiro pra assistir e provavelmente verei esse em casa também :/ não sei se daria tempo de ver no cinema. Detesto semana de provas :(
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Renato,

    Ainda não assisti ao filme, mas pelas resenhas o pessoal está falando bem.
    Preciso conferir.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Só tenho visto coisas legais sobre o filme. Vou assistir o primeiro para ver esse :)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o primeiro e meu deeeeus que filmaço, eu fiquei pasma e já louca pra continuação!
    Esse com certeza vai superar minhas expectativa,s eu to muito ansiosa pra ver *---*
    Sobre seu comentário de querer resenhar emu lviro, pode me passar o e-mail para eu mandar?
    Beijooos
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Renato.
    Puxa, eu pensei que o primeiro filme era ruim e nem assisti...
    Agora to percebendo que não era tão ruim assim, afinal vi muita gente dizendo que é bom...
    Esse segundo parece bom mesmo, com mais detalhes sobre as famílias dos personagens, trazendo mais credibilidade sobre as motivações dos heróis.
    Bela resenha.
    Abraço.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  14. Oi Renato. Eu detestei o filme uKHDKUAHUDK achei deplorável a forma que tão rebaixando esses filmes. Essa receita Marvel e Disney tão acabando com as histórias mais dahoras, além que o roteiro de fraco só tem piada, pq dialogo que é bom, auhdukahdkhasd prefiro o primeiro, apesar do final horrível.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Renato,
    Estou ansiosíssima para ver esse filme.
    Fui surpreendida pelo primeiro, não imaginei que fosse gostar tanto, então esse está na listinha de prioridades.
    Aliás, tem o baby Groot, né? Meu amorzinho! <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Renato.
    Devo confessar que não sou muito fã desses heróis da Marvel. Fujo de todos os filmes nesse estilo.
    Já tinha ouvido falar do filme, mas nunca senti vontade de conferir. Apesar disso, eu gostei dos valores, da mensagem que esse filme passa. Esse lado me agradou bastante.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Caramba, todos os comentários que vejo sobre esse filme têm sido super positivos, assim como o seu! Eu nem tava com vontade de assistir, mas depois de tantas resenhas falando bem, até fiquei com vontade haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh, eu tô louca pra conferir esse filme. Gostei demais do primeiro e fiquei muito feliz agora em saber que a continuação não deixou a desejar (a expectativa aqui é grande, hehe).

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  19. Ainda não pude assistir esse segundo, mas gostei muito do primeiro, espero também gostar desse. Sua crítica é a primeira que leio sobre ele, muito boa <3

    Beijos
    Meu Outro Lado

    ResponderExcluir
  20. Hi! Great post :)

    Observes and invites me:
    http://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oie Renatoooo! ♥ Então, eu assisti Guardiões da Galáxia semana passado, acho que dois dias antes de você postar sua crítica. Eu a li no dia que você postou, pelo celular na academia. Mas acabei não deixando meu comentário, e graças as várias pertubações da vida cotidiana, não tive tempo de voltar. Enfim, eu até pensei em fazer uma crítica também no Acesso Permitido sobre o filme. Porque eu achei simplesmente fantástico e concordo com tudo o que você disse. Fiquei feliz em terem superado as expectativas do primeiro, o que sempre me pareceu difícil. Gostei do baby Grood, que na minha opinião é o melhor personagem de todos. Num estilo de inocência de Clown fantástica! ♥ E gostei também do fato de que não houve muita enrolações e a estória se desenvolveu bem. Ótima crítica!

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Renato, tudo bem?
    Eu adorei o primeiro filme e estou muito ansiosa para assistir esse segundo, mas ainda não tive oportunidade de ir ao cinema. Estou muito feliz por sua resenha, por saber que o filme está tão bom quanto o primeiro, e bem ansiosa para saber quais são as participações especiais!

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  23. Olá Renato, joia?
    Não sou fã de filmes assim, tanto que nem o primeiro eu cheguei a ver, mas os comentários estão abertos a "coisas" boas, como você mesmo se abriu "Maravilhoso", vou ter a coragem de estar vendo eles. rs'

    Abraço!
    https://rabiscoscolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que não faz muito o meu estilo de filme, porém algumas pessoas já falaram que eu vou amar! Então, vou procurar o primeiro e tentar assistir esse ainda no cine. E acho que posso gostar, pois adoro muitos atores que fazem parte. =) Parabéns pelo post, me convenceu a assistir. ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Rantinho!
    =)
    Menino sabe que eu não me ligo muito nesses filmes e heróis da Marvel, né? Mas realmente li coisas ótimas - e escutei também - sobre esse filme e até me bateu uma certa curiosidade.

    E esse bichinho que parece um pedaço de pau <3 Meu preferido!

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. OOOOOOOI

    eu me sinto um et verde de bolinhas roxas quando percebo que ainda não assisti o filme 1 ou 2 dessa franquia D: HAHAHA DESCULPE MUNDO. TO TRAINDO O MOVIMENTO!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  27. Seu blog tem um design muito legal e elegante! Amei Guardiões da Galáxia, Chris Pratt tem um grande desempenho! É um ator lindo, carismático e talentoso. ❤️. Passageiros é um dos seus filmes mais recentes. Tem um bom roteiro e visualmente nos limpa os olhos. Para uma tarde de lazer é uma boa opção! :)

    ResponderExcluir