Navigation Menu

E ai, como foi o 1ª período da faculdade?

Fonte: Pinterest. 
Quanto tempo não venho aqui, não é mesmo? Pois é, ao começar a faculdade me vi completamente sem condições de atualizar o site; mesmo assim, acabei criando alguns conteúdos, porém tudo mudou com a chegada das primeiras avaliações. Por mais que eu já tivesse encarado três graduações (nenhuma concluída), essa em especial, foi a mais exaustiva. Eu me cobrei bastante em relação a tirar boas notas, o que tem seu lado positivo, mas também negativo. Enfim, pretendo citar nos próximos parágrafos como está sendo minha experiência com o curso de Comunicação Social em Jornalismo.

Sempre fui péssimo em conviver e me comunicar com muitas pessoas. E, ao entrar na sala de aula fui surpreendido com no mínimo 80 alunos. Sim, 80 pessoas num mesmo espaço, pois a instituição optou por unir todas as turmas de comunicação iniciantes, sejam elas, Design Gráfico, Publicidade, Rádio e TV e Jornalismo. A aglomeração de pessoas, em alguns momentos tornavam as aulas quase impossíveis de acontecer, mas na maior parte do tempo ocorreu o contrário. Foi um processo bastante desafiador não só para os professores, mas também para os alunos. Afinal, cada um tinha sua forma de ser, pensar e agir. Apesar das diferenças serem um fator encantador, em alguns momentos também foram fatores delicados de lidar, principalmente nos trabalhos em grupo. Eu, por exemplo, me desentendi com algumas pessoas, pois as mesmas pareciam não entender que trabalhos em grupos devem ser feitos por todos, e não apenas por um ou dois integrantes.

Conviver com os professores também não foi nada fácil... A cada aula lidávamos com novos aprendizados, livros e textos extensos para ler, além das cobranças que eles exigiam de nós, alunos. Não tive atrito com nenhum professor, pelo contrário, só tenho coisas boas a comentar dos mesmos. Porém, dois professores me pareceram um pouco perdidos em alguns momentos, o que de certo modo é compreensível, tendo em vista que não deve ser fácil lecionar para uma turma constituída por tantos alunos; era evidente que eles entendiam e buscavam passar o assunto da melhor forma possível, mas nem sempre a proposta era bem executada, implicando em não alcançar sua real finalidade. As matérias estudadas nesse período foram: Introdução à Fotografia, Teoria da Imagem e Estética Midiática, Teorias da comunicação, Introdução ao Audiovisual e Introdução ao Jornalismo. 

Em relação a faculdade de modo geral, o texto se tornará o tanto contraditório, pois a estrutura me pareceu excelente, mas o mesmo não posso dizer do sistemas administrativo, financeiro, tecnológico e atendimento presencial, o que é realmente uma pena... Entre as milhares de problematizações que encarei e presenciei de outros, uma se destacou,  ter passado meses tentando acessar e me cadastrar no Autoatendimento, espaço onde o aluno(a) pode conferir sua carga horária, cadeiras que vai cursar, números de presenças e ausências, entres outros dados super importantes, sem sucesso.

Apesar de alguns problemas aqui e outros ali, o primeiro período foi relativamente bom. Foi uma troca mútua de inúmeros conhecimentos. Sabe aquela sensação de que se amadureceu anos mentalmente? É isso que sinto. No momento, estou aproveitando cada minuto das férias, mas ao mesmo tempo me preparando e ansiando para o retorno aos estudos, de correr contra o tempo por conta dos inúmeros trabalhos, livros para ler, projetos em grupos, etc. Sim, foi puxado, mas também foi e está sendo um período de minha vida muito produtivo, e que me enche de uma sensação boa e prazerosa de utilidade, além de inúmeras expectativas em relação ao futuro....

17 comentários:

  1. Ótimo texto meu amigo! Parabéns, e se prepara, que as férias estão acabando kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amiga! Fico muito feliz que tenha gostado. Voltaram com tudo, não é mesmo kkkk

      Excluir
  2. Olá Renato,

    É uma ótima escolha este seu curso, gostei muito e desejo boa sorte.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  3. Renato imagino mesmo como deve ter sido um desafio grande, 80 alunos é muito e cada um com o seu pensamento e nível de aprendizado.
    Gostei do seu curso e desejo sucesso!

    Beijinhosss
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Oi Renato!
    Nossa....80 alunos?! Eu não consigo imaginar o que é ter aula com tanta gente assim. Deve ser complicado para todo mundo mesmo.
    Acho que o início da faculdade nunca é muito motivador, né? É tudo tão supérfluo ainda. Mas tomara que dessa vez você conclua o curso e goste da experiência.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato!
    Desejo muita sorte e sabedoria.
    Você já está vencendo por ter concluído um período que é o mais difícil pois sempre é uma adaptação e surgem aquelas dúvidas básicas.
    Você vai conseguir!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quanto tempo. Agora tá explicado o motivo de sua ausência. Tudo é novo no começo né? Mas que bom que você está se adaptando. Espero que possa fazer bons amigos.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Fique ligado nos últimos posts do JJ antes do recesso de inverno!

    #jj #jovemjornalista #últimasemana #temporada2017A

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto! A mesma coisa aconteceu comigo ano passado, durante meu curso de jornalismo! Juntaram as salas de Publicidade, Jornalismo e Audiovisual na mesma sala, foi uma salada enorme, sem contar que os professores deram prioridade para nós (do jornalismo), não se importando muito com os alunos dos outro cursos (sendo que publicidade principalmente é a matéria mais distante de jornalismo no quesito da escrita, porque a publicidade vende né, já o jornalismo, não). Ainda bem que acabou *3* Aproveite suas férias!

    www.amelie-mag.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Renato! Tudo bem? Se prepara porque os próximos períodos vão ser bem mais complicados! Eu me lembro que passava por algumas dificuldades no primeiro, mas quando cheguei no último, senti muita falta do primeiro. Foi o mais fácil! haha

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Primeiro período é uma loucura assim mesmo. A gente entra na sala e se assusta com 80 pessoas na sala, aí vai chegando nos períodos finais da faculdade e se depara com 20 alunos, hahaha! Chega ser a engraçado. Fava até pra tirar uma foto de antes e depois pra comparar quem se foi, quem entrou e quem permaneceu. Nossos cursos se cruzam!!! O meu é Publicidade e Propaganda, aí vira e mexe tenho aula com o pessoal de Jornalismo. Acho bem legal entender um pouco de tudo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa 80 alunos na turma?? Jesus!!
    Os professores tiveram que se virar né? E os alunos se acostumar.
    Mas que bom que deu tudo certo apesar de tudo. É bom crescer mentalmente e se sentir útil.
    Boa sorte no futuro :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Faculdade realmente é um desafio e tanto, mas quando terminamos ela, vemos o quanto crescemos e amadurecemos.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato lembro que antes de você começar o curso tivemos a oportunidade de conversar sobre o assunto, sei bem o que você está vivendo tem dias que queremos jogar tudo pra cima e tirar um pouco da carga das nossas costas, e tem dias que temos certeza que todo esforço valerá a pena e é a pura verdade, realizar um curso é um grande desafio... No inicio do meu curso a sala tinha 120 alunos isso mesmo, no final do curso acho que não tinha 60 e na colação de grau tinha 18, pelos números percebemos o quanto é dificil, porém mais uma vez te digo valerá a pena e acredite ou não quando acabar você sentirá falta rsrs...Descanse e esteja preparado fisicamente e mentalmente para o próximo semestre ;)

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  13. OIi Renato!Bom saber que está de volta e que começou uma nova graduaçao.Espero que se de bem na área. Menino... é realmente ruim quando resolvem juntar tanta gente assim. Na época que estudei só tinham juntado jornalismo e publicidade e já ficava uma cabeçada, imagine 80 pessoas. Tem professores de todo o tipo...pode se preparar para tomar raivinha de alguns. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Aii só jesus! Bom, foram logo colocar Teoria da comunicação no primeiro período. Amigo, tão botando pra pegar mesmo. kkkk Introduçao a jornalismo foi uma das matérias que mais gostei. Peguei um professor muito bom, muitos anos experiente na área e posso dizer que aprendi quase tudo de jornalismo ali com ele. Foi muito gratificante.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Faculdade é assim mesmo! lembro da minha irma contando do 1º periodo dela, agora ela esta no 8º e não ve a hora de acabar kkkkk! O bem é que é mais uma experiencia para a vida!
    Um beijo grande e muito gordo.
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Foi justamente nesse período que o meu antigo blog (Revolução Nerd) entrou no seu maior hiatus, no começo era bem mágico, inclusive o fato de ser blogueiro era bem comentado entre os meus novos colegas e professores. Vieram então várias ideias de produzir conteúdos afins à Relações Internacionais para o blog. Mas conforme o tempo foi passando, só foi diminuindo o meu tempo de dedicação para com o blog e eu meio que desleixei. Hoje, 7 semestres depois, aqui estou eu, de volta à blogosfera, com um novo projeto e vivendo um dos melhores períodos da minha vida! Tenho comigo uma sensação leve de que valeu a pena todo o esforço e, por vezes, sufoco!

    Abraços

    http://www.bananices.com/

    ResponderExcluir